Princípios básicos para uma alimentação saudável

Muito se fala hoje sobre alimentação, cada dia surge um assunto novo, uma nova dieta milagrosa, uma poção mágica para emagrecer e assim vamos ficando cada vez mais confusas.

Aqui vão alguns princípios valiosos sobre cada nutriente de algumas vitaminas e minerais, para que nas próximas matérias, quando for falado sobre algum assunto mais específico, você saiba como é a base.

Carboidratos: 55% das calorias de cada refeição. É o principal combustível energético do organismo. Exemplos: cereais (aveia, cevada, arroz, milho, centeio) e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame).

Proteínas: 15% das calorias de cada refeição; são formadas por conjuntos de aminoácidos e são as responsáveis pela síntese dos tecidos orgânicos. Exemplos: carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas.

Gorduras: existem vários tipos, alguns bons e outros prejudiciais à saúde. Cerca de 30% das calorias de cada refeição desempenha um papel importante de transporte de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), síntese de hormônios e estruturas de membranas celulares. A necessidade dessas calorias decresce com a idade, além disso, o organismo consegue sintetizar a maioria das gorduras para o seu metabolismo. O colesterol, por exemplo, é essencial para a estrutura de vários hormônios, além de sais biliares, mas a demanda é totalmente satisfeita com a produção interna, não havendo necessidade de um fornecimento externo. Exemplos: banhas, manteiga, margarina, óleos vegetais, toucinhos.

Fibras: 25g a 30g diárias. É um tipo de carboidrato vegetal resistente às enzimas digestivas humanas. Exemplos: Legumes, verduras e frutas cruas e cereais integrais.

Água: em média 2 litros por dia. Representa aproximadamente 40% a 60% do peso corporal total de um indivíduo sadio. A ingestão de água depende de quanto ela está sendo eliminada através da transpiração, urina, fezes e respiração. A média diária deve ser aumentada em dias quentes.

Vitaminas e Minerais: micronutrientes que auxiliam os processos orgânicos de transferência de energia e síntese dos tecidos. São obtidos facilmente através de uma dieta balanceada.

Vitaminas: principais fontes dietéticas:

A = vegetais verdes, leite, manteiga, queijo. D= óleo de fígado de bacalhau, ovos, derivados de leite, margarina. E= sementes, folhas verdes, margarinas. K= folhas verdes, cereais, frutas e carnes. B1= carne de porco, cereais, legumes. B2= amplamente distribuída nos alimentos B6= carnes, vegetais, cereais integrais. B12= músculo, ovos, produtos lácteos. (ausente nos alimentos de origem vegetal) C= frutas cítricas, tomate, pimentão, verduras.

Minerais: principais fontes dietéticas

Cálcio= leites, queijos, vegetais verde-escuros, legumes secos. Ferro= carnes, legumes, cereais, ovos, folhas verdes. Fósforo= leite, queijo, iogurte, carnes, cereais, peixes. Potássio = vegetais verdes, melão, batatas, banana, leite, carne, café, chá.

Este espaço será dedicado a esclarecer dúvidas, orientar, sugerir cardápios, restaurantes e receitas, que com certeza vão contribuir para uma alimentação mais saudável e nem por isso menos prazerosa. Afinal, é preciso sentir prazer ao se alimentar e não culpa. Comer é um ato de confraternização, união e felicidade.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s