Roxo para valer!

A cor é saúde! Alimentos desse tom protegem o organismo de cânceres, doenças do coração e infecções

Na edição passada, Vida Natural & Equilíbrio iniciou a primeira de uma série de reportagens sobre os segredos que a cor do alimento reserva para saúde. Depois do vermelho (morango, tomate, melancia, pimenta e maçã), é hora de abordar as maravilhas que frutas e hortaliças arroxeadas, azuladas e pretas podem fazer por você.

IMUNIZANTE!

Para entender como tudo funciona, é preciso lembrar que no corpo são formados, naturalmente, os radicais livres, moléculas instáveis que circulam pelas células e podem danificálas quando as defesas baixam a guarda. Radiação ultravioleta, poluição e cigarro, por exemplo, estimulam a proliferação dessas moléculas em um processo conhecido como estresse oxidativo. A boa notícia é: pesquisas apontam as antocianinas como forte candidata para livrar as células da sombra de vários males.
“A atividade antioxidante dessa substância é maior do que a das vitaminas C e E. Existem estudos que associam o consumo de alimentos arroxeados com a diminuição dos sintomas do mal de Alzheimer, já que o pigmento é capaz de evitar a degeneração das células nervosas”, aponta a nutricionista Fabiana Borrego, da assessoria nutricional e gastronômica Chef Nutri.

BOM PARA OS DIABÉTICOS

Outro ponto a favor dos alimentos escuros: ao contribuir para que as células fiquem em equilíbrio, é possível aumentar a resistência à insulina, o mal que deflagra o diabete tipo 2. “As antocianinas são importantes, assim, para evitar males do globo ocular, como a catarata, doença que pode acometer diabéticos se os níveis de glicose não estiverem bem controlados”, lembra Giselle.
Uma curiosidade desse composto é que o organismo não absorve toda carga que ingere. Mas nem pense que uma parte delas é desperdiçada. “A substância deixa seu rastro ao longo do trato gastrointestinal, protegendo órgãos e paredes por onde passa”, garante Fabiana. Ou seja, da boca ao cólon do intestino, é possível se beneficiar desse agente.

O NECESSÁRIO

“Não existe uma recomendação diária preestabelecida, mas indico a ingestão mínima de uma porção, distribuída ao longo do dia”, sugere a nutricionista do Chef Nutri. Uma dica importante é procurar alimentos frescos e da época, pois o teor de antocianinas depende dessas características.
O ideal é comer os vegetais com casca, porque lá se concentra a maior quantidade de antocianinas. Se possível, saboreie tudo in natura. Ao conservar a polpa no congelador e depois submetê-la ao calor, o ganho de agentes antioxidantes é menor.

Estudos associam o consumo de alimentos arroxeados à diminuição dos sintomas do mal de Alzheimer

Agora que já sabe de tudo isso, que tal incluir toques de roxo em sua dieta? No caféda-manhã, a torrada pode receber geléia de framboesa ou de jabuticaba. Uma salada de repolho-roxo ou alface da mesma coloração é uma boa pedida para assegurar mais uma dose de antocianinas no almoço ou no jantar. O prato fica mais bonito e colorido, e você roxo de saúde!

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
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