Estética não é só cosmético

Por Fabiana Borrego

O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha certa dos alimentos que comemos

A relação entre alimentação e beleza ainda merece mais estudos, mas já podemos dizer que a alimentação interfere de forma significativa em nossa aparência. Diversos estudos já demonstraram que maus hábitos alimentares com deficiências nutricionais e excessos de alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples, gorduras saturadas e sódio provocam olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e manchas, gorduras localizadas, etc. Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fonte de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios à estética.

Para cabelos e unhas ficarem mais fortes é preciso consumir carnes, ovos, leites e derivados, esses alimentos são compostos, principalmente, de proteínas que fazem parte da composição tanto da base dos fios quanto das unhas. As vitaminas do complexo B que estão na soja, lentilha, abacate e cenoura auxiliam na renovação das células e fazem com os fios e as unhas cresçam de maneira mais saudável.

Para melhorar o crescimento dos fios, é preciso consumir alimentos ricos em minerais como Cobre (castanhas, nozes e ostras), Zinco (gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, óleo de linhaça) e Ferro (fígado, feijão, lentilha e verduras escuras). Para os níveis de energia dos folículos capilares aumentarem e não prejudicarem os cabelos é preciso evitar períodos de jejum prolongado.

Já para fortalecer as unhas, é preciso ter uma alimentação rica em minerais como Silício e Enxofre que estão na composição delas, o primeiro presente em amora, aveia, abóbora, azeitona e alface, já o segundo está presente em nozes, alho, cebola, rabanete, batata e repolho. Outro mineral importante que precisa ser consumido no cuidado com as unhas é o Cálcio, encontrado no leite e seus derivados, agrião, alface e aveia.

Na prevenção de acnes, o melhor é ter uma dieta rica em vitamina A, Zinco e Cobre e, também, ingerir alimentos ricos em vitamina B6 como peixes, aves, grão-de-bico, batatas e tomate que é auxilia na síntese das fibras de colágeno e da elastina, responsáveis pela maciez e elasticidade de pele. O consumo de fibras, presentes em verduras e farinhas integrais, faz com que o intestino funcione melhor e elimine toxinas, impedindo essas de irem para a pele.

A vitamina A, presente em óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, espinafre, manteiga e vegetais amarelos e verdes, controla a produção de sebo no couro cabeludo e da pele, além de auxiliar no fortalecimento das unhas.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s