Panelas pra quê?

Você pegou a receita fez direitinho e não deu certo. Por quê? O motivo pode ter sido a escolha da panela errada. Exemplo: para fazer um ensopado a receita pede uma panela funda e não uma frigideira, onde por ser maior o líquido se evapora bem rápido. A função da panela guia o cozinheiro para executar uma receita perfeitamente. Além de conhecer alguns formatos básico aqui, veja alguns modelos mais específicos, como Wok, Paella, espagueteira e a frigideira funda dentre outras.

WOK esta panela, típica da culinária oriental, serve para dourar, fritar e cozinhar rapidamente os alimentos. A extremidade inferior e central se aquece rapidamente e permite refogar de maneiro homogênea uma grande variedade de ingredientes – os que estão na borda descem até o fundo. Pode ter alças laterais ou apenas um cabo.
FRIGIDEIRA FUNDA essa variação da frigideira rasa clássica, encontrada com ou sem tampa, é ideal para frituras de imersão – técnica que exige o uso de bastante óleo. Não é muito boa para frituras com pouco óleo porque pode abafar o alimento – especialmente carnes -, fazendo com que solte líquido. Também se prestam ao preparo de ensopados com poucos ingredientes, risotos, purês e molhos para massa.

CUSCUZEIRA da região Nordeste é usada para preparar o típico cuscuz nordestino, geralmente feito com farinha de milho e servido com leite ou ovo frito. O cozimento se dá pela evaporação da água armazenada no compartimento inferior. Na parte superior, fica a fôrma que acomoda a mistura da farinha e que pode ser removida para a retirada do cuscuz. Atualmente feita de alumínio ou inox, mas as originais, de barro, ainda são encontradas.
 ESPAGUETEIRA esse modelo vem com um caldeirão e um escorredor interno, ambos com alças laterais. Além da função básica de cozinhar massas, pode ser utilizado para preparo de legumes. Durante o cozimento, o alimento fica imerso na água. Na hora de escorrê-lo, basta levantar a parte intera. Na parte inferior, é possível cozinhar arroz, feijão, ensopados e refogados. Em alguns modelos, a tampa é perfurada.

MOLHEIRA menor e ainda mais funda que as panelas convencionais, ela vem com tampa e serve principalmente para fazer molhos e caldos em grande volume, adicionados depois a outras receitas, como de carnes e massas. É útil ainda para cremes doces e pequenas porções de comida. Encontrada nas versões com cabo ou alças.
CAÇAROLA o formato ajuda a identificar: grande e funda, essa peça possui tampa e duas alças laterais. Pode ter a boca menor do que o fundo, o que ajuda a reter o calor e a cozinhar mais rapidamente feijão, arroz, ensopados com muito caldo, compotas de furtas e doces.

PAELLA (OU PAELLERA) panela rasa, com laterais abertas e fundo reto, que distribui o calor no preparo da paella – receita típica de Valência, na Espanha, feita de arroz, frutos do mar, frango e legumes.
CREPEIRA (OU PANQUEQUEIRA) seu formato bem raso facilita o cozimento da massa fina dessas receitas. Com antiaderente, existe ainda na versão japonesa, quadrada, para omelete, ou com fundo arredondado e o lado externo antiaderente, que encosta na massa durante o preparo. O lado interno é que fica em contato com a chama.

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in Receitas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment