Alimentação Saudável

Por Fabiana Borrego

Vamos falar um pouco sobre alimentação saudável, que vai além do consumo alimentos ditos saudáveis! É importante resgatar o ato de se alimentar por prazer, que muitas vezes é deixado de lado, pelo sacrifício da perda ou manutenção de peso! Não podemos esquecer nunca, que comer é um dos grandes prazeres da vida. 

Nosso primeiro contato com o alimento se dá quando somos amamentados, e essa primeira refeição vem regada de várias emoções como amor, carinho, raiva, ódio, tristezas, etc. Do ponto de vista da psicanálise, quando o nenê nasce, ele tem a sua primeira necessidade fisiológica atendida através da primeira amamentação. Sendo bons ou ruins o importante é ressaltar que essas emoções inauguram a psique humana, ou seja, nossa constituição humana “pré-supõe” que nossas necessidades fisiológicas estão intimamente ligadas às psicológicas. Nunca mais o nenê irá querer só o leite, porque sente o desconforto da fome. Essa necessidade virá acompanhada do desejo de “algo mais”. É por essa razão que muitas vezes comemos demais quando estamos tristes ou comemos de menos quando estamos angustiados. É por essa razão que não existem fatores que determinam ou explicam exatamente a relação entre necessidade – vontade, desejo – realidade. Por isso a alimentação é um processo complexo, que ultrapassa a necessidade biológica e acaba recebendo influências de vários fatores sociais, religiosos, afetivos e culturais.

Para que a alimentação seja saudável, além de agradável e prazerosa, deve se adaptar as necessidades de cada indivíduo, ser variada e equilibrada.

Uma alimentação saudável é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento, ao crescimento e à manutenção, por meio da escolha adequada dos alimentos e das quantidades apropriadas às necessidades de cada indivíduo, sendo fundamental para o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. E qualidade de vida está liga a prazeres, como comer bem. Infelizmente as pessoas ainda associam a dieta, principalmente a de perda de peso, ao sacrifício, comer todos os dias filé de frango com alface e tomate, não que esse prato não seja gostoso, mas queremos e precisamos mais do que isso. Não estou falando apenas de nutrientes, mas de beleza, sensações e delicias ao ver e sentir. Muitos estudos mostram que um dos fatores do aumento de peso da população, está ligado ao fato de não se sentarem mais a mesa para comer e confraternizar com familiares e amigos, comer em casa comidinha caseira, gostosa e nutritiva. Como vimos é impossível desvincular a alimentação do emocional, por isso antes de mergulhar de cabeça em dietas malucas, procure um profissional da área da alimentação que possa orientar da melhor maneira como conciliar nutrição e prazer de comer bem!

Na próxima semana vamos falar um pouco mais sobre os nutrientes e como devem ser distribuídos em nosso dia a dia!

Abraços saudáveis

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s