Alimentação na TPM

Por Fabiana Borrego

A ingestão de alguns alimentos pode amenizar – e muito – os efeitos da TPM

Todo mês a mesma coisa. Aqueles dias que precedem a menstruação são terríveis, parece que nada tem solução, que o mundo vai acabar e que tudo vai dar errado, fora a vontade de chorar e a paciência zero. Estima-se que 30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

É possível minimizar esses sintomas com uma alimentação balanceada e nutritiva. Existem alguns alimentos que podem ajudar bastante nessa fase, que parece não ter fim, mas tem.

Para acabar com a irritabilidade, nervosismo, depressão e as famosas crises de choro, aposte no consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados, sardinha, salmão, vegetais verdes folhosos, tofu, vitamina B6, que é encontrada nas carnes (principalmente a de porco), milho, grãos integrais, batata, aveia e feijão. E para não aumentar ainda mais sua irritabilidade evite café, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola.

Aposte também nas fibras (frutas, legumes e verduras crus e cereais integrais) que ajudam na eliminação das fezes e junto com elas o estrógeno (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM).

E aquela vontade louca de comer doce e principalmente chocolate, o que fazer? Calma, isso acontece pela falta de magnésio nas células, a ausência desse mineral pode atrapalhar o equilíbrio e a absorção de cálcio. O consumo de chocolates ricos em cacau podem ajudar bastante a eliminar essa vontade. Aprecie com muito gosto e moderação.

Evite nessa época os alimentos ricos em sódio (alimentos industrializados, refrigerantes, temperos prontos, enlatados, carnes secas ou salgadas, etc) para evitar aquela sensação de “inchaço”, os famosos edemas, evitando assim a retenção de líquidos corporais. Aumente o consumo de alimentos ricos em água, que são diuréticos, como a melancia, melão, morango, alcachofra, chuchu, entre outros.

O ideal é consumir estes alimentos sempre, mas iniciar o consumo de 10 a 15 dias da menstruação pode ajudar bastante.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s