Alimentação Saudável começa em casa!

Por Fabiana Borrego

Muito se fala hoje sobre alimentação, cada dia surge um assunto novo, mas o que é fato é que uma alimentação saudável deve-se começar em casa.

 “O saudável começa desde a escolha dos ingredientes até o prato chegar à mesa, o uso de produtos congelados em uma preparação compromete não só o sabor dos alimentos como também os seu valor nutricional. É sempre bom saber a sazonalidade (safra) dos alimentos mesmo hoje em dia sendo possível encontrar de tudo a toda hora.”

 A correria diária e a grande oferta de produtos industrializados é um desafio para os brasileiros administrarem uma alimentação saudável. O cardápio da maior parte da população está desajustado. Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, nos últimos 30 anos, triplicou o número de pessoas que estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Alguns hábitos que foram deixados para trás devido a essa correria, se resgatados contribuirão bastante para a retomada de uma alimentação saudável em casa. Cozinhar é um deles, sei que o tempo é escasso, mas é um hábito importante, tocar e sentir os alimentos e ter o prazer em comer o que se gosta de verdade.

 “Sim, é possível fazer com simples ingredientes um prato elaborado, e nutritivo. Isso torna a cozinha cada vez mais desafiadora e deliciosa.”

 As pessoas ainda tem o preconceito de que comida saudável é comida ruim, sem gosto ou simplesmente filé de frango com alface. Nada disso, uma refeição saudável e nutritiva vai muito, muito, além disso! Sentar-se todos à mesa, conversar, trocar informações do dia de cada um e fazer de cada refeição, nem que seja apenas o jantar, um ato de confraternização, além de que, esses hábitos ajudam bastante também na formação da alimentação das crianças e adolescentes.

 “Hoje existem cursos diretamente voltados para pessoas que querem aprender o básico para se virar dentro de casa, ou também para ter a cozinha como um hobby, o que também é muito interessante.”

 Hoje existem ferramentas e alternativas interessantes que podem auxiliar bastante a retomada desses pequenos hábitos que fazem uma grande diferença. Utensílios e equipamentos que nos auxiliam bastante e até a vinda de um chef para agilizar alguns processos ou nos ensinar a cozinhar de maneira mais prática.

O importante mesmo é tentar resgatar algumas atitudes que podem influenciar na educação alimentar e dar um “chega prá lá” na obesidade!

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s