Pão

Apropriado para todas as horas e todas as fases da vida. O pão é um alimento democrático, ele está na mesa de todos os povos e classes sociais. Freqüenta diariamente restaurantes sofisticados, mas também está presente nas ruas e nos mercados mais populares. A história do pão se confunde com a da humanidade. Há relatos e testemunhos da sua existência há cerca de seis mil anos antes de Cristo, no Egito. Pode-se dizer que Na Roma antiga, havia quase 300 a.C. padeiros já na Grécia antiga, um certo padeiro chamado de Theanos foi elogiado por Platão. No Oriente, o alimento assumiu formas diversas como o pitta e o chapati. Na Idade Média o pão era sinônimo de status, e só os nobres tinham acesso à farinha de melhor qualidade. Tão cioso de suas qualidades, provocou até a queda de Maria Antonieta, que teria dito ao povo, que comesse brioches, já que não tinha pão. Alimento energético o pão está na base da Pirâmide Alimentar, sendo, portanto uma excelente fonte de energia. Além disto, contém importantes nutrientes, em especial carboidratos e proteínas, claro que podemos criar e enriquecer ainda mais as tradicionais receitas deste maravilhoso alimento.
Injustamente acusado de inimigo das dietas, o pão na verdade não possui tantas calorias, se ingerido com moderação. O pão pode até auxiliar no tratamento de constipação intestinal (prisão de ventre) se for rico em fibras (pão com linhaça ou aveia), ajudar a incentivar o consumo de legumes e verduras entre crianças (pão de cenoura), enfim na hora de comprar ou preparar sua receita o importante é usar a criatividade.

Pão de aveia e maçã

Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
100 g de margarina
meia xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
3 tabletes de fermento biológico (45 g)
2 ovos
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Aproximadamente 3 maçãs em cubos pequenos
1 colher (chá) de canela em pó
1 ovo inteiro batido para pincelar
Margarina para untar
farinha de trigo para polvilhar.

Modo de Preparo
Ferva duas xícaras (chá) de água. Junte a Aveia, a manteiga, o mel e o sal. Deixe amornar e acrescente o fermento já dissolvido em meia xícara (chá) de água morna. Acrescente os ovos e a farinha de trigo, misturando bem. Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe descansar em lugar aquecido até dobrar de volume. Sove a massa com a ponta dos dedos para remover o ar.

Se necessário, coloque mais farinha, apenas para poder modelar os pães, pois a consistência da massa deve ser elástica e mole. À parte, misture as maçãs com a canela.

Misture metade das maçãs à massa e reserve o restante. Divida a massa em duas partes e modele os pães em uma superfície bem enfarinhada. Coloque a massa em duas fôrmas de bolo inglês com 1 litro de capacidade (22 x 9 x 6 cm) untadas e enfarinhadas. Cubra e deixe os pães crescerem até dobrar de volume (cerca de 40 minutos). Faça um corte na superfície dos pães, no sentido do comprimento. Distribua as maçãs reservadas sobre os pães, afundando-as ligeiramente. Pincele com o ovo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Dicas:
– A aveia é rica em fibras solúveis, o betaglucano envolve a gordura como se fosse uma capa, dificultando sua absorção pelo intestino. Os diabéticos podem e devem consumir a aveia, pois ela auxilia o controle da glicemia. O trânsito intestinal também ganha com o consumo da aveia, mas vale lembrar que este efeito é potencializado com o consumo de água.
– A maçã também é rica em fibras solúveis que auxiliam na diminuição do colesterol ruim LDL, além de proteger as cordas vocais, atuando com adstringente e tonificante, isso sem contar da faxina bucal, retirando restos de alimentos e estimulando a produção da saliva, conseqüentemente combatendo as bactérias causadoras do mau hálito. – Importante utilizar a margarina normal e não a light, caso prefira pode utilizar a manteiga sem sal.
– Este pão pode ser feito com outras frutas, como duas bananas nanicas picadas ou pêras no lugar das maçãs.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Receitas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s