Alimentação durante a atividade física

Por Fabiana Borrego

A alimentação equilibrada é parte indispensável da prática da atividade física.
A nutrição e o exercício são fatores proximamente inter-relacionados na composição do organismo, competência muscular e capacidade respiratória e cardiovascular.
Uma refeição pré-atividade física deve-se considerar a duração a intensidade e o ambiente. Depois disso, a escolha da alimentação é feita, visando prevenir a hipoglicemia (diminuição dos níveis de glicose no sangue) e fornecer energia para um bom trabalho muscular. Muitas pessoas ainda têm a idéia de que fazer atividade física em jejum ajuda a perder peso. É imprescindível a ingestão de alimentos antes de qualquer atividade, principalmente os carboidratos.
Os carboidratos são fundamentais, afinal a glicose é a primeira fonte de energia, além de ficar “estocada” nos músculos em forma de glicogênio. O interessante é ingerir uma hora antes de qualquer atividade, mesmo sendo uma simples caminhada. Existem dois tipos de carboidratos:
-Carboidratos simples (geralmente são absorvidos rapidamente pelo nosso organismo), são eles açúcares no geral (e alimentos ricos em), mel e farinhas brancas (e alimentos feitos com elas).
-Carboidratos complexos (geralmente são absorvidos mais lentamente pelo nosso organismo), são eles farinhas e cereais integrais e frutas (devido à boa quantidade de fibras).
O ideal antes da atividade é consumir os carboidratos complexos, pois demoram a serem absorvidos, fazendo com que a utilização seja maior.
A proteína é outro nutriente indispensável durante a atividade física, pois são responsáveis pela regeneração dos tecidos do corpo humano, pela construção e manutenção da massa muscular, formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Os alimentos ricos em proteína são os de origem animal e as leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, amendoim, etc).
Importante lembrar que sempre durante e após a atividade física a hidratação é fundamental, principalmente nos dias quentes, onde a transpiração é maior. Para a hidratação pode-se utilizar água ou os isotônicos que auxiliam na reposição dos sais minerais perdidos durante a transpiração.
Bom, essas são algumas das dicas básicas de alimentação para a prática de atividade física, ao longo das semanas estarei escrevendo sobre esportes específicos, sugestões de cardápios, receitas e orientações nutricionais para quem é fã de esportes.
Sugestões serão muito bem vindas!
Abraços saudáveis e bom esporte

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Alimentação durante a atividade física

  1. Juliana Miranda says:

    Acho que ocorreu um erro de digitação ali no texto, pois previamente ao exercícios recomenda-se a ingestão de carboidratos simples, e não complexos, como mencionado.

    • chefnutri says:

      Olá, Juliana Tudo bem? Primeiramente obrigada por acessar nosso blog! =)
      Não houve um erro de digitação, minha sugestão como nutricionista é consumir sim carboidratos complexos (alimentos de baixo índice glicêmico) por não ser interessante ter aumento súbito da glicemia momentos antes do exercício, pois isso causaria uma liberação de insulina que atrapalharia a liberação adequada de hormônios importantes para a atividade física, como o cortisol e glucagon. Durante a atividade física, aí sim, recomendo a ingestão de carboidratos simples (médio e alto índice glicêmico).
      Obrigada
      Abraços saudáveis

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s