Refeição saudável =prato colorido

Por Fabiana Borrego

As frutas são ricas em vários minerais, vitaminas importantes para regularizar e exercer funções vitais em nosso organismo. Algumas fazem bem para a pele, outras para a visão e até auxiliam no combate ao envelhecimento, sem falar que faz o intestino funcionar como um relógio.

Os legumes e verduras, assim como as frutas, são riquíssimos em várias vitaminas e minerais, essenciais para qualquer idade. As frutas, legumes e verduras protegem o coração contra doenças cardiovasculares, previnem câncer no cólon do intestino. Têm a capacidade de diminuir colesterol, triglicéres e glicose da corrente sanguínea e fazem músculos e cérebro funcionar corretamente, evitando o aumento da pressão arterial, além de aliviar a fadiga, entre outras inúmeras funções.

Durante o dia devemos consumir 3 a 5 porções de vegetais e 3 a 4 porções de frutas. Uma refeição colorida representa um prato saudável. A cor dos alimentos diz muito sobre eles, cada cor tem sua função.

O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.

Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter boas doses de cálcio e fósforo, que auxiliam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.

O verde é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

O vermelho é consequência do licopeno, pigmento com a ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, Formando uma dupla com efeitos antioxidantes.

As cores roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado a presença da vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de B1 pode levar a perda de apetite, redução do peso e até anorexia.

Os alimentos de cor marrom são ricos em fibras e regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a microbiota intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas nesse grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra fadiga.

Portanto na sua próxima refeição, observe as cores em seu prato e bom apetite!

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