Alimentos e Rejuvenescimento

Por Fabiana Borrego

Muitos alimentos podem ser aliados no combate ao envelhecimento precoce. Estudos comprovam que o envelhecimento celular pode ser prevenido com o consumo e a absorção de nutrientes antioxidantes.  Ter uma alimentação saudável não contribui apenas para prevenir o envelhecimento precoce, mas para ajudar no tratamento da celulite, acnes, flacidez e outros benefícios estéticos, sem esquecer é claro da hidratação, o consumo de água é essencial para uma pele e um corpo bonito, de dentro para fora.

Conheça agora algumas substâncias  que contribuem para combater os radicais livres e dar um chega pra lá no envelhecimento precoce:

Ácido elágico: é um antioxidante que previne os danos da exposição aos raios ultravioleta e tem o efeito fotoprotetor, pode ser encontrado na amora, framboesa, morango, nozes e em alguns legumes.

Zinco: Possui ação antioxidante, pois atua nos processos oxidativos e degenerativos que ocorrem em nosso organismo, assim previne o envelhecimento precoce da pele. Esse mineral pode ser encontrado principalmente em ostras e crustáceos, além de peixes, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio: Inibe a ação dos antioxidantes, retardando o envelhecimento. Pode ser encontrado em alimentos como castanha-do-pará, frutos do mar, aves, carnes vermelhas, aveia, arroz e cereais integrais.

Vitamina E: Inibe a ação dos radicais livres e age contra os peróxidos lipídicos e previne danos à membrana celular. Alimentos fonte: frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), germem de trigo, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Vitamina A: Age contra os peróxidos lipídicos e previne danos à membrana celular. Suas principais fontes são os vegetais de cor verde escuro, alimentos amarelos e alaranjados, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e fígado

Antocianina: inibe a ação dos radicais livres, impedindo que provoquem alterações nas células, retardando o envelhecimento. Podemos encontrar essa substância no alimentos de cor roxa, como alface roxa, berinjela, cereja , mirtilo e repolho roxo.

Vitamina C: Previne o acúmulo de radicais livres. Pessoas que não consomem essa vitamina, tentem a ter a pele mais ressacada. Pode ser encontrada facilmente nas frutas cítricas, como morango, kiwi, caju, laranja, limão, acerola, etc), nos vegetais de cor verde escuro e no tomate. Mas importante ressaltar que a vitamina C se oxida muito rápida, por isso os consumo dos alimentos têm que ser imediato e não podem sofre calor, senão nada de vitamina C.

Claro que uma boa alimentação é essencial para manter um corpo saudável e bonito, mas não fumar, beber e praticar uma atividade física é fundamental.

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