Como melhorar as defesas do corpo com a alimentação?!

Por Fabiana Borrego

Pode abusar de verduras legumes e verduras. Eles fornecem os reforços necessários para o seu sistema imunológico. Esse exército de células protetoras do sangue está constantemente em guerra contra microorganismos invasores e, por isso, precisa o tempo todo de suprimentos, ou seja, nutrientes. Isso não significa que dá para comer qualquer coisa. Alimentos muito gordurosos ou açucarados até atrapalham a ação dos neutrófilos, um de nossos soldados contra as bactérias. A atividade dessas células chega a cair pela metade após o consumo de 100 gramas de açúcar.

 Os aliados do organismo

Alimentos que não podem faltar no “front” em que se enfrentam as células de defesa e os microorganismos.

Alho

A alicina, seu principal componente, mata bactérias e ataca parasitas com outras substâncias, a aliina e o ajueno,  bloqueia enzimas que permitem as microorganismos nocivos danificar os tecidos do corpo. Consuma (se conseguir) de um a três dentes crus por dia. O alho frito ou cozido perde parte de sua eficácia.

Iogurte

Aumenta a produção de interferon gama, substância que ativa os macrófagos – nossos engolidores oficiais de vírus e bactérias. Também traz reforços para o exército protetor: as bactérias probióticas, que guerreiam naturalmente contra germes do mal. As células de defesa, então, ficam mais livres para outras batalhas.

Orégano

Testes de laboratório mostraram que esta especiaria é ideal contra infecções alimentares. Além de matar micróbios na comida, ele contém carvacrol, substância que ativa as defesas. Mas os benefícios vão para o espaço se você o cozinha. Deixe para salpicá-lo no prato depois de pronto.

Shitake

Esse cogumelo é um verdadeiro “quartel-general” graças a um composto chamado lentinan. Ele faz o organismo liberar um número maior de células killers (matadores, em inglês), uma espécie de “soldado de elite”. Pesquisas recentes mostram que a ingestão regular de shitake pode melhorar a imunidade de indivíduos portadores do HIV e de pacientes com câncer.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Como melhorar as defesas do corpo com a alimentação?!

  1. Seven Boys says:

    Olá Fabiana,

    Parabéns pelo blog, ótimo post!!

    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.
    😉
    @Paes_SevenBoys

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s