Por que os grãos integrais são tão importantes para nossa saúde?!

Por Fabiana Borrego

Os grãos integrais são uma excelente fonte de carboidrato saudável, que fornece energia gradual para as atividades diárias, incluindo as necessidades vitais e atividades extras como andar e praticar esportes.

Os benefícios dos grãos vão além do fornecimento de energia, e se estendem ao efeito de proteger os organismo contra certas doenças, isso porque os grãos integrais ou inteiros, diferente daqueles que passaram por refinamento, oferecem em sua composição fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais, antioxidantes, lignanas e fitoquímicos.

O que os grãos integrais podem fazer pela minha saúde?!

  • Disposição, bem-estar e energia para as atividades diárias;
  • Controle do humor ao favorecer o aumento de serotonina, pela entrada de triptofano na barreira neural;
  • Auxilio na redução de colesterol sanguíneo, sendo um fato de prevenção para as doenças cardiovasculares;
  • Melhor controle glicêmico e prevenção de diabetes;
  • Melhora o trânsito intestinal, por aumentar o volume do bolo fecal;
  • Redução dos fatores de risco para o câncer intestinal, de mama, ovário e endométrio, por meio da fermentação das bactérias do intestino;
  • Mais proteção para o organismo devido ao zinco que atua no sistema imunológico;
  • Proteção para as células por meio da vitamina E e do selênio, principais antioxidantes que protegem as membranas celulares contra a oxidação natural;
  • Saciedade, tanto pela redução da velocidade de absorção de carboidratos quanto pelo aumento do tempo de esvaziamento gástrico.

Onde encontrar os grãos integrais?!

  • Cereais: arroz integral, trigo em grão, aveia em flocos, milho, quinoa
  • Leguminosas: feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico
  • Produtos industrializados: observar no rótulo a utilização de farinha de 100% integral.

Trocas espertas…optar por pães feitos a partir de grãos integrais

Substituir arroz branco por arroz integral

Utilizar farinha integral no preparo de bolos, tortas, panquecas (deixar pelo menos 1 parte de farinha de trigo branca)

Incluir cereais integrais no café da manhã, como aveia, granola, linhaça, etc

Em sopas, substituir o macarrão por, quinoa, cevada, grão de trigo, soja, entre outros.

Optar sempre por sanduíches saudáveis que tenham a utilização de pães integrais!

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s