Alimentação na Infância

Por Fabiana Borrego

A infância é uma fase de grande importância para estabelecer hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos, que ajudam a desenvolver habilidade, autoconfiança e autoestima.

Muitas crianças não consomem quantidades apropriadas de frutas e vegetais e ainda ingerem muito açúcar, gorduras, colesterol e sódio, o que pode aumentar a incidência de obesidade e os desenvolvimentos de doenças cardiovasculares, hipertensão entre outras.

A boa alimentação previne a desnutrição e a deficiência de crescimento, assim como outros problemas dessa fase, como anemia ferropriva e carie dentária.

Para que a criança possa adquirir hábitos saudáveis e que o momento da refeição se torne algo agradável, existem algumas recomendações bem interessantes que podem ser seguidas:

– Sente a criança à mesa, evitando que ela se alimente de pé, andando ou deitada;

– Desligue a TV, pois ela pode tirar a atenção da criança e esta pode ingerir mais alimentos do que o necessário, pois o cérebro não consegue assimilar a ingestão dos alimentos com a saciedade para que a criança fique com fome(3 a 4 horas);

– Ofereça uma grande variedade de cores, texturas, formas interessantes e arrume os alimentos no prato de forma atrativa;

– Crianças que consomem o café da manhã ficam mais despertas e aprendem mais! Dê exemplo;

– As crianças precisam comer mais vezes ao dia. Geralmente de 6 a 7 refeições saudáveis;

– Evitar brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade e prazer. Muito mimo é sinônimo de muita manhã;

– Evitar substituir refeições: se a criança ñ quiser arroz e feijão, ñ dê uma mamadeira. Esse erro é muito comum;

– Cuidados com o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes;

– Nunca ofereça comida como recompensa “se comer td o alface, ganha chocolate”;

– Cuidados c/os castigos:“Se ñ comer a salada,ñ vai ganhar presente”. Isso só vai diminuir a vontade por saladas;

– Reúna a família no momento das refeições e sirva preparações iguais para todos reunidos na mesma. Desta forma você estará colaborando para o bem estar e a saúde das crianças familiares.

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in Alimentação Infantil, Alimentação Saudável, Educação Alimentar, Nutrição Infantil and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s