Café da manhã – sua importância na vida da criança

Por Karine Nunes Costa Durães

Enquanto a criança cresce, seus hábitos alimentares se formam, necessitando de uma série de cuidados e muita atenção. A criança que se alimenta saudavelmente cresce adequadamente, tem saúde e disposição para aprender, brincar e interagir. E para começar o dia com uma boa alimentação, nada melhor do que atentarmos ao café da manhã.

Após uma boa noite de sono e  muito tempo sem comer, o organismo da criança necessita de energia e nutrientes para funcionar da maneira mais plena. Para repor estas energias, o café da manhã tem papel fundamental!

Porém, o que mais encontramos por aí são crianças omitindo esta refeição, ou pais que servem apenas um dos alimentos importantes do café da manhã para que a criança inicie suas atividades do dia.

Hoje sabe-se, através de diversos estudos, que crianças que não consomem o café da manhã apresentam mais dificuldades no processo de aprendizagem e no rendimento escolar, além de contribuir significadamente para a obesidade infantil.

Quem toma um bom café da manhã não se sente cansado ou com fraqueza nas primeiras horas do dia. Quem faz esta refeição tão importante apresenta aspectos positivos em relação à memória e a atenção, e melhora seu desempenho cognitivo.

Mas como servir as nossas crianças esta refeição tão rica e tão completa, que garante tantos benefícios? Sugiro deixar a mesa semi-pronta no dia anterior. Servir a criança, com pelo menos um alimento de cada grupo: construtores (fonte de proteína, também ricos em Cálcio) como o leite, iogurte e queijos; energéticos (carboidratos) como pães e cereais, de preferência integrais e os reguladores (fonte de vitaminas), as frutas.

Se a criança não tem ainda o costume de tomar o desjejum, comece aos poucos, servindo um, dois alimentos, até chegar na refeição completa. Em troca, você contribuirá para que a criança seja mais saudável e disposta, pronta para descobrir todo um mundo a sua volta!

Karine Nunes Costa Durães
Nutricionista
Pós graduada em Nutrição Clínica em Pediatria
pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Membro do Comitê Técnico Científico da Associação Paulista de Nutrição
CRN 19559
www.nutricionistainfantil.blogspot.com

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in Alimentação Infantil, Alimentação Saudável, Educação Alimentar, Nutrição Infantil and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Café da manhã – sua importância na vida da criança

  1. Carol Nunes says:

    Muito bom! Adoro os textos dessa nutri!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s