Como anda a higiene na sua cozinha?!

Por Fabiana Borrego

Além de uma alimentação saudável é importante ficarmos atentos à higiene dos alimentos e dos lugares onde são manipulados.

No verão é muito comum os turistas apresentarem intoxicação alimentar, por consumirem alimentos que foram preparados sem nenhum cuidado quanto à higiene. A praia é um lugar onde podemos observar vários problemas relacionados à esse fator.  O mesmo cuidado deve-se ter na cozinha de casa.

Toda vez que consumirmos alimentos crus, como saladas e frutas, devemos higieniza-los, é bem fácil e muito importante para a segurança de nossa saúde. Esses alimentos devem ficar, depois de lavados em água corrente de molho em solução clorada, por 15 minutos, que pode ser feita com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária de uso geral, ou então, em supermercados já existem soluções para esse tipo de procedimento. Depois é só enxaguar e consumir tranquilamente. Muitas pessoas ainda acreditam que o vinagre higieniza os alimentos, somente a solução clorada tem essa função.

Outra coisa que devemos evitar é guardar os alimentos em panelas na geladeira ou então deixar no forno ou sobre o fogão. Todo alimentos depois de manipulado deve ser armazenado sob refrigeração em recipientes plásticos ou de vidro.

Alimentos expostos à temperatura ambiente estão mais sujeitos a contaminação e proliferação de microrganismos.

Importante também é observar a data de validade dos alimentos industrializados depois de aberto, essa validade é diferente daquela que vem estampada ao lado da data de fabricação, geralmente essa informação encontra-se no próprio rótulo, por exemplo, um leite em pó, após aberto deve ser consumido em no máximo 30 dias, portanto fique atenta.

Durante a compra observe sempre a validade, se a embalagem está integra se odor está característico do alimento (no caso de carnes, peixes e frango) e se a cor e a consistência estão normais.

E claro que não podemos esquecer a higiene pessoal na hora de manipular os alimentos, lavar sempre as mãos com sabonete neutro e se possível desinfetar com álcool 70%, a utilização de luvas descartáveis pode ser feita desde que sejam trocadas em cada mudança de tarefa, é comum observar em estabelecimentos comerciais os manipuladores usarem luvas e não as tirarem para nada, isso é errado. Sempre em uma cozinha é importante cabelos presos e unhas sem esmaltes, ninguém vai querer comer um lasca do seu lindo esmalte vermelho.

Esses cuidados fazem toda a diferença na hora do consumido dos alimentos, seja em casa ou rua. A segurança alimentar começa com uma refeição saudável e livre de intoxicação.

 

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Como anda a higiene na sua cozinha?!

  1. Karen says:

    Ola Fabiana!!! conheci seu blog ha pouco tempo e adorei!!! Fiquei preocupada qdo li esse post pois uso o vinagre para lavar os alimentos crus antes de consumi-los…. nao funciona???
    e qto aos alimentos que cozinhamos e nao comemos, ele podem ir pra geladeira ainda quentes?? ja ouvi falar que nao pode!!! mas nao devemos deixa-los no fogao esfriando… o que fazer??
    e mais uma perguntinha… compro muito peixe ja congelado, depois de descongelar e cozinhar, posso congela-lo de novo, mas dessa vez cozido???
    Muito obrigada pelas respostas e pelas informaçoes no seu blog!!!!
    Abraços Karen

    • chefnutri says:

      Olá, Karen! Tudo bem?! Obrigada =)
      Realmente não funciona, o que faz a desinfecção é o hipoclorito! Os alimentos já cozidos podem sim ir para a geladeira quentes, o que acontece é que a geladeira vai “trabalhar” mais para resfriar o alimento e isso pode aumentar o consumo de energia! Mas de maneira devemos deixá-los fora da geladeira. Melhor não, menor congelar alimentos frescos, pois você perde muito as características do alimento, ainda mais peixe que é um alimento tão sensível e perecível.
      Abraços saudáveis
      Fabiana Borrego

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s