Festas de final de ano: o dilema da melhor escolha

Aproveite as festas de fim de ano…

Por Fabiana Borrego

No mês de dezembro começa oficialmente a época de festas, confraternizações e ainda as deliciosas Ceias de Natal e de Ano Novo. Justamente neste período muitas pessoas querem saber qual a receita ideal para resistir às delícias oferecidas nestes meses. Com tanta atividade, bebida e comida gostosa, fica praticamente impossível passar despercebido pelo final de ano. Afinal, quem resiste a tantas tentações?
Na verdade devemos aproveitar e não sermos tão rigorosos nesse período. Embora durante as festas de final de ano seja o período mais indicado para fazermos projetos de vida, com certeza é a menos acertada para começarmos qualquer prática que lembre dieta ou regime. Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. São sentimentos que mais colaboram para desequilibrar nosso organismo do que para manter uma silhueta saudável.
A preocupação deve ser menos com os quilos ganhos nesse período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer. A educação alimentar vale certamente para nossas refeições ao longo do ano, quando as comidas gordurosas e lanches nada saudáveis costumam sobrepor-se aos pratos de salada, legumes e peixes. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar, mas para aqueles que não abrem mão de uma ceia saudável, vejamos algumas dicas e sugestões de como compor uma ceia leve, gostosa e equilibrada.

Dicas para uma ceia saudável:

  • Adicione no arroz e farofas frutas típicas do Brasil;
  • Se for beber, opte pelos vinhos ou espumantes, mas consuma sem exageros;
  • Chester e Peru são carnes com baixo valor calórico e ficam bem gostosas acompanhadas com frutas;
  • Frutas secas (uvas, passas, tâmaras, etc) e frutas oleaginosas (nozes, avelã, pecan), podem ser consumidas com moderação;
  • Os peixes devem ser bem vindos. Sempre existem receitas maravilhosas com pescados, vale a pena tentar;
  • Opte por sobremesas menos calóricas e não menos gostosas, que tal uma bela terrine de frutas?!;
  • Use e abuse das frutas da estação e boas festas!

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