Calor…tempo favorável para comer muita fruta!

ABACAXI – Rica fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e manganês.
Embora possa ser encontrado o ano inteiro, o pico da safra se dá de dezembro a fevereiro.

O abacaxi é rico em fibras solúveis, o abacaxi cozido ou em compota perde a maior parte de sua fibra, além da bromelina que é uma enzima que atua sobre as proteínas. Para verificar se o abacaxi está maduro retire uma de suas folhas, se sair com facilidade é porque está maduro. Evite os que tem manchas escuras.
Quanto se pode comer ? abacaxi de terra de areia:  ½ unidade como uma porção de fruta

Abacaxi comum – aproximadamente 2 rodelas grossas
Cada 100 g = 52 cal

CAQUI – esta fruta como alimento vale não somente pelo que representa como valor nutritivo, mas também pelas chances de ser aproveitado totalmente para consumo e pela facilidade em conservá-lo e consumi-lo. Possui quantidade expressiva de vitamina A e vitamina C. A quantidade diária recomendada de vitamina A para uma criança é de 300 mg  por dia, o que pode ser fornecido por um caqui médio. Sabe-se também que a polpa do caqui é um laxativo eficaz.

Em 100 g : caqui chocolate : 74.4 cal
caqui fuial : 86.7 cal
caqui paulista : 62.1 cal

Consumo adequado : 1 fruta de tamanho médio por dia na safra.

Coco :  semente de uma palmeira, que cresce no litoral de áreas tropicais, é utilizado em grande número de produtos alimentícios. Tudo é aproveitado no côco, desde a casca que serve para a confecção de tapetes, da polpa desidratada que se faz doces, a água de côco usada como bebida e o leite de côco utilizado na culinária. O grande inconveniente desta fruta é que mais de 90% dos seus ácidos graxos do côco são saturados, assim a gordura do côco é mais saturada que a manteiga ou a gordura da carne vermelha.

Água de côco : Para quem faz dieta esta seria a melhor parte do côco a ser utilizada. Pelo alto poder de hidratação que apresenta pode ser usada como bebida isotônica (serve para repor minerais) e baixo valor calórico. Excelente fonte de potássio e baixa em sódio.

Composição nutricional em 100 g
água de côco : 20 cal – 160 mg de potássio – 0,45 cal de gordura
côco seco ralado : 620 cal  – 514 cal de gordura
leite de côco : 240 cal – 224 cal de gordura

MANGA –  Também faz parte das frutas alaranjadas e portanto possuidora de excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C. Boa fonte de vitamina E e niacina e alto teor de potássio e ferro.
Apesar de ser muito doce e proporcionar saciedade possui baixo valor calórico e alto teor de fibras.
Muito versátil pode ser consumida natural ou em sucos, como sorvete, com iogurte, como mousse ou ainda incluída nas saladas dando um toque exótico.
Na hora de comprar observe: a casca macia, pode se apresentar verde, amarelada e com manchas rosa ou vermelhas. Quando está madura cede a uma pressão suave e apresenta fragrância forte e doce no local onde se inseria o pedúnculo. Rejeite frutas machucadas, duras ou moles demais. O melhor é que elas amadureçam a temperatura ambiente.

Composição nutricional : em 100 g
Em média: 64 cal e 2,6 g de fibras, além de fornecer  quase o dobro de vitamina A recomendada e 100 % de vitamina C.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s