Frutas exóticas!

Frutas diferentes

Na última quinta-feira, como sempre faço, acabo passando pela feira da Rua Barão de Capanema, aqui em São Paulo, no Bairro dos Jardins e me encantei com algumas frutas super diferentes que encontrei por lá! Comprei 3 frutas a Kino ou Kiwano a Abiu e a Mabolo. Então vamos falar um pouquinho sobre elas e saber suas propriedades nutricionais?!

Kiwano

(Na foto é a fruta todo cheia de espinho e com a polpa parecendo um maracujá verde)

De origem africana, mais precisamente do deserto Kalahari, o kiwano (também conhecido por pepino africano ou chifrudo) é uma fruta com casca laranja de espinhos grossos e interior verde e gelatinoso.

Seu nome científico é Cucumis metuliferus. É parente próximo do Maxixe (Cucumis anguria), do Melão (Cucumis melo) e do Pepino (Cucumis sativus), todos pertencentes à família das Curcubitaceas.

Quando colhido verde e amadurecido fora da árvore, apresenta um sabor que lembra uma mistura de pepino e kiwi e, quando colhido maduro, seu sabor assemelha-se ao da banana.

O kino é rico em vitaminas A e C, cálcio e ferro, o valor calórico é bem baixo, cada 100g temos 44 calorias. O kino é um fruto de visual atraente com contraste da casca laranja com os espinhos e o verde translúcido da polpa, normalmente consumido como sobremesa. O kino ou kiwano também pode ser consumido ao natural, com o auxílio de uma colher e até mesmo ser utilizado como xarope para uma salda de fruta.

Pra dizer bem a verdade de todas essa foi a que eu mais gostei, o feirante me falou que na caipirinha fica uma delícia…rsrs

Abiu

(Na foto é a fruta de polpa branca com um grande caroço preto)

O abieiro, abiu, abiurana, abiurana-acariquara, abiorama, abio ou guapeva é uma árvore frutífera, nativa da Amazônia Central (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso) e da Mata Atlântica costeira do Brasil (de Pernambuco até o Rio de Janeiro).

Os frutos são ricos em vitaminas especialmente a A, B e C, além de cálcio e fósforo. Cada 100g da fruta tem aproximadamente 95 calorias.

 Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais.

A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porem, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geleia.

Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro – que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

Eu particularmente não gostei muito, achei um viscosa demais para o meu paladar.

Mabolo

(Na foto é a fruta rosada que lembra bastante um pêssego)

Originário da Malásia, o Mabolo (Diospyros blancoi) é muito  conhecido nas Filipinas como Kamagong. Pode atingir até 30 metros de altura, e pertence à família das  Ebenaceae,  sendo  mais admirado por sua propriedade ornamental do que seu valor alimentar.

Dependendo da forma como foi plantada, pode  ter caules longos, lisos ou troncos curtos. Mabolo é também conhecido como “Velvet Apple”, apresentando vistosas folhas verde-escuro. Seus frutos geralmente crescem em pares de três em lados opostos, e tem uma pele fina, marrom-acastanhada revestidas com “cabelos” castanho-dourada. Da pele se desprende um odor forte e desagradável de queijo, mas uma vez que é removido  o odor, a  fruta tem um sabor adocicado, lembrando o caqui. Em vista disso, os frutos devem ser descascados antes de comer, e depois mantidos na geladeira por algumas horas antes de servir. Em seguida, o odor (que é principalmente na pele), terá em grande parte se dissipado.

A fruta é considerada uma boa fonte de ferro e cálcio e uma boa fonte de vitamina B. 100 gramas da fruta contém aproximadamente 90 Calorias.

O sabor e a textura são bem semelhantes ao pêssego, gostei!

 

Sorbet de kino, banana e abacaxi (Receita: Mercado Municipal Paulistano)

Ingredientes:

2 bananas congeladas

1 xícara de abacaxi picado congelado

Suco de um kino

2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

Para o suco de kino, retire toda a polpa da casca, bata no liquidificador e coe.

Depois, no liquidificador novamente, bata todos os ingredientes listados até obter uma consistência cremosa.

Sirva assim que pronto utilizando a própria casca da fruta como tigela.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Alimentos imunizantes, Receitas and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s