Aceita um suco de tangerina?!

Super na moda aqui em São Paulo o suco de tangerina tomou conta dos bares e restaurantes deixando o clássico suco de laranja meio esquecidinho!

Então nada melhor do que conhecer um pouquinho dessa fruta deliciosa!

A tangerina também chamada de mexerica, é uma fruta doce, de casca quase totalmente solta. É originária da Ásia e do Oriente Médio, de onde se espalho pelos 4 cantos do planeta. A safra dessa fruta aqui no Brasil vai de abril a setembro, as espécies mais conhecidas são: polkan, cravo, dancy e montenegrina.

É uma fruta cítrica, porém mais adocicada, rica em vitamina C, vitamina A, mais do que qualquer outra fruta cítrica, do complexo B e de bioflavonoides, apresenta também uma quantidade razoável de sais minerais como cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro.

Além disso, é rica em potássio, mineral importante no processo de contração dos músculos. Por isso, pode ser usada pelos atletas que precisam muito deste mineral durante a atividade física. É eficaz para ajudar a fortalecer o organismo e ajuda a prevenir gripes e resfriados, hipertensão arterial e prisões de ventre, devido à boa quantidade de fibras presentes na fruta.

Não devemos também descartar a casca, que com ela pode-se fazer geleias, doces e chá que serve como um bom calmante.

A  cada 100 gramas de tangerina contém cerca de 40 kcal, sendo assim uma fruta  de pouca caloria.

Ao escolher a fruta fique atenta a casca que deve ser brilhante e o fruto não deve estar amassado, nem perdendo líquido. Para armazenar em casa, deve ser colocado em geladeira por 2 a 3 semanas, o ideal é que as frutas fiquem em vasilhas plásticas fechadas, pois aí as tangerinas podem ser conservadas por um tempo ainda maior.

Suco de tangerina com beterraba

Ingredientes

1 tangerina média

½ xícara de água

½ beterraba média

Modo de Preparo

Lave a tangerina e a beterraba em água corrente. Parta a tangerina ao meio, tire as sementes, esprema-a para tirar o suco (com o espremedor de laranja) e despeje no copo do liquidificador. Coloque as beterrabas no liquidificador já descascadas, junte a água e bata até ficar homogêneo. Coe se quiser e sirva com bastante gelo.

A vitamina C presente na tangerina ajuda a melhorar a absorção do ferro presente na beterraba.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Educação Alimentar, Receitas and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s