Xiii deu branco!

Xiii deu branco!

Uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para dar aquela ajuda extra para melhorar e prevenir problemas com a memória.

Frutas oleaginosas: ricas em antioxidantes as castanhas, nozes e amêndoas, contam ainda com boas quantidades de selênio e vitamina E, que ajudam a preservar a saúde cerebral, protegendo neurônios da ação de radicais livres. Uma porção pequena por dia dá conta de garantir esses benefícios. Castanha 1 unidade Nozes 2 unidades e Caju 6 unidades

Acerola, limão e laranja: assim como outras frutas cítricas, seu grande trunfo é a vitamina C, ela ajuda a combater os radicais livres e as reações tóxicas que ocorrem nas células do nosso organismo. É preciso consumir alimentos fontes da vitamina C diariamente.

Morango, kiwi, uva, pêssego, tomate e maçã: fonte de fisetina, estimulante da formação de novas conexões neurais, melhora a memória em longo prazo. Importante é variar o consumo dessas frutas ao longo da semana.

Leite e derivados: fornecem cálcio e ácido fólico, o cálcio participa da formação de óxido nítrico, um gás que possui ação vasodilatadora e beneficia a formação da memória, já o ácido fólico ajuda a combater processos degenerativos no cérebro. O ideal é consumir uma porção de alimentos ricos em cálcio diariamente.

Gema de ovo e lecitina de soja: ambos fornecem colina, vitamina essencial do complexo B, o nutriente é percursor de acetilcolina, substância responsável pelo registro de dados no hipocampo, área da massa cinzenta fundamental para a memorização. A gema deve fazer parte do cardápio pelo menos duas vezes por semana. A lecitina de soja pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e o ideal é consumir 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Peixes de água fria, como atum, salmão, sardinha e arenque: o ômega-3 presente nesses alimentos tem participação ativa na formação e manutenção do sistema nervoso e na constituição dos neurônios, conforme vamos envelhecendo há um aumento do estresse oxidativo, que atua reduzindo os níveis de DHA no cérebro. Os alimentos fonte de ômega-3 fazem reposição dessa substância, protegendo de doenças como Alzheimer e Parkinson. Se não curte muito peixe, pode consumir linhaça 1 colher de sopa diariamente e o peixe 2 a 3 vezes por semana.

 

 

 

 

 

 

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável, Educação Alimentar and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s