Como fazer com que a criança experimente alimentos novos ou que ela não gosta?!

É bastante comum a preocupação de mães e pais em relação ao tipo de escolha alimentar de seu filho, principalmente quando ela se restringe a alguns poucos alimentos. Trata-se de uma preocupação pertinente, pois é sabido que um dos princípios de uma alimentação saudável é o da variedade e, mais que isso, ao ampliar o repertório de alimentos, a criança estará se abrindo a uma maior qualidade de emoções ao longo da vida, pois o mundo de sabores é uma fonte permanente de surpresa e prazer.

A chave para o ensino de uma alimentação variada é a oferta de um alimentos novo, por volta de 10 vezes antes de dizer que a criança não aprecia o alimento, pois existe a neofobia (medo do novo) em relação ao novo alimento. Então qual é o método mais apropriado para fazer com que a criança aceite melhor os alimentos, pois na ânsia de fazer melhor refeição, muitas vezes os adultos comentem erros comuns, como:

Erros mais comuns durante a oferta da comida O que ocasiona na criança ou o que a criança aprende
Fazer chantagem com a comida, exemplo:“Se comer a verdura, vai ganhar a sobremesa.” Nesta situação a criança apenas aprende que a sobremesa é
que é realmente boa e as verduras não são.
Fazer chantagem com outra coisa, exemplo:“Só vai ver televisão, depois que comer tudo…” Da mesma forma, a afirmação reforça a noção que ver TV é bom e comer toda a comida passa a ser uma obrigação
Deixar de castigo: “Se não comer vai ficar trancado no seu quarto…” As estratégias de forçar os alimentos através de castigo podem funcionar momentaneamente, mas a criança tenderá a rejeitá-los depois disso.
Forçar a limpar o prato, ou seja, não deixar restos e comer tudo. Nesta prática a criaça passa a ignorar seus sinais de saciedade, pois não pode parar de comer. Ela aprende a comer sem fome e , ao mesmo tempo, vai formando uma associação negativa com os alimentos.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Escolar, Alimentação Infantil, Alimentação Saudável, Educação Alimentar, Nutrição Infantil and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Como fazer com que a criança experimente alimentos novos ou que ela não gosta?!

  1. patrícia says:

    Meu filho toma ritalina e um medicamento que tira a fome nao sei mas o qur faço para ele ter prazer de comer comida, só de olhar ja diz qie nao gosta! !! Ele tem 12 anos!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s