Boa alimentação para prevenir problemas cardíacos!

O caminho do sangue pelo corpo pode ser comparado ao trânsito de uma grande avenida: quanto mais carros e quanto menos velocidade, maior o caos. Pelas veias e artérias, de carona nesse líquido, há minerais, vitaminas e gorduras. O ponto de partida de boa parte delas é um só: alimentação. Para garantir a livre circulação do sangue, invista em nozes, cereais integrais, azeite, alho, frutas e verduras. Em contra partida, reflita sobre os seus hábitos se você consome álcool em excesso e não abre não da picanha ou de queijos gordos. Tudo isso pode provocar um “engarrafamento”, que tem uma vítima só: seu coração.

Alimentos amigos do coração

Abacate

Assim como o azeite de oliva, a fruta é rica em gordura monoinsaturada. Essa substância ajuda a varrer do sangue o colesterol ruim, o LDL e aumento o HDL.

Banana, couve e feijão

Ajudam a controlar as taxas de um dos vilões que provocam males cardiovasculares, a homocisteína. Esse aminoácido tende a “entupir” as artérias, mas não tem vez quando há ingestão caprichada de vitaminas do complexo B.

Peixes

Os de água fria contêm ômega-3, ácido graxo que reduz a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que formam coágulos e podem obstruir os vasos sanguíneos. Essa gordura também diminui as taxas de triglicérides e de LDL, o “mau colesterol”. De quebra, o nutriente age nos impulsos elétricos do coração, reduzindo os riscos de arritmia.

Vinho tinto e suco de uva

O segredo dessa dupla está em um composto presente na casca da uva, o resveratrol. Ele diminui a capacidade que o colesterol tem de se depositar nas paredes das artérias.

Quanto consumir?!

2 taças de vinho por dia

2 copos de suco natural concentrado de uva

DICA: as fibras solúveis da aveia também varrem o colesterol dos vasos.

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