A melhor alimentação para enfrentar o estresse

Hoje vivemos na eterna correria, com milhões de coisas na cabeça e muitas atribuições, o que vai nos consumindo lentamente, até que chega aquele momento que não dá mais, a paciência e o limite se esgotam. A alimentação pode ser uma grande aliada para dar um chega pra lá nesse estresse e na ansiedade que pesa tanto em nós.

Quando o extremo cansaço chega, muitos nutrientes que botam nosso corpo para funcionar vão embora. Daí a importância de não se descuidar da alimentação em períodos tão estafantes. Por mais que pareça difícil- e é-, não pule nenhuma refeição, mantenha horários saudáveis e encha o prato de alimentos ricos em vitaminas e minerais.

XCardápio contra a fadiga

Espante o desânimo de manhã com uma tigela de cereais e iogurte. Os primeiros fornecem boas doses de energia e ajudam o intestino a funcionar melhor. Já o iogurte possui um aminoácido, o triptofano, que funciona como matéria-prima de outra substância, a serotonina, que ajuda a controlar o humor e a ansiedade.

O ferro das carnes vermelhas participa do transporte de oxigênio nas células. Sem ele vêm cansaço, o desânimo e a indisposição. Acrescente também o selênio das castanhas do pará e a vitamina C das frutas cítricas ao cardápio. Eles têm ação antioxidante e varrem para longe os efeitos nefastos de cansaço. Se quiser manter o pique, leve para a mesa as vitaminas do complexo B. Sua falta está relacionada à apatia.

Mais opções:

Alface: controla o nervosismo.

Queijo e uva: contra a cara feia, formam uma dupla e tanto- ele é rico em triptofano e ela fornece carboidratos.

Maçã e maracujá: ajudam a combater a ansiedade.

Abacate: também é uma fonte de triptofano, que participa da produção da serotonina, uma aliada do bom humor.

Pimentão: contém vitamina C, bem-vinda contra o estresse.

Dicas: faça pausas frequentes no trabalho, mantenha horários regulares para dormir e comer. E, claro, pratique exercícios físicos.

A palavra de ordem é relaxa e convencer o corpo de que os perigos para os perigos para os quais ele se preparou não existem. Há alimentos que, nessa hora, só atrapalham. Evite café, chocolate, que são ricos em cafeína e estimulam o sistema nervoso central. Por fim, fique bem distante dos excessos de sal, gordura e açúcar.

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