Uva, o doce sabor da saúde

327545

O sabor doce entrega: essa fruta tem bastante carboidrato, mas ela não é somente uma fonte de energia para nosso corpo. Estudos recentes demonstram que a uva encara qualquer parada quando o assunto é prevenção de doenças. Ela aumenta as defesas do organismo, previne o câncer e ainda cuida da memória. Sua maior virtude entretanto, é proteger o peito. Os efeitos antioxidantes da antocianina, responsável pela coloração roxa, dificultam a formação de coágulos, o que impede o entupimento de artérias. Fortalece ainda o sistema imunológico e combate a osteoporose.

Quem consome a casca, ingere fibras que aceleram o trânsito intestinal, a casca ainda mostra-se eficiente contra a hipertensão.

As variedades mais consumidas são:

Niágara – é a mais consumida entre os brasileiros. Está entre as mais recomendadas devido ao seu alto teor de antioxidantes.

Itália – contém doses generosas de vitaminas do complexo B, cálcio e potássio. Também é conhecida por suas propriedades antibacterianas e antivirais.

Rubi – de origem europeia, tem muita vitamina C e resveratrol.

O resveratrol, é uma substância valiosíssima para a saúde, pois controla os índices de colesterol ruim o LDL e, ao mesmo tempo bloqueia a multiplicação de vírus como o da herpes. No pulmão ele atua como agente antitumores. É encontrado principalmente nas sementes e casca das uvas  escuras e no vinho tinto, quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior sua concentração. Pesquisas recentes ainda indicam que o resveratrol ativa moléculas denominadas sirtuins, produzidas quando há restrição calórica e que, segundo as pesquisas, aumenta a longevidade e os efeitos negativos de doenças metabólicas relacionadas ao envelhecimento. Há também estudos em andamento que examinam os efeitos do resveratrol em tratamentos contra o diabetes, câncer do colón, alzheimer, entre outras doenças.

Outra substância encontrada no vinho é a saponina, um flavonoide que combate inflamações.

A porção ideal para redução do risco de infarto em até 40% é de 2 copos de suco de uva ou vinho por dia.

A safra da uva vai de novembro a fevereiro e, cada 100 gramas tem a bagatela de 26 calorias. Muitos benefícios e pouquíssimas calorias. 

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s