Como um alimento se torna inseguro?

Um alimento se torna inseguro quando os microrganismos presentes nele atingem a dose infectante, podendo causar doença na pessoa que o consome. Esta dose infectante pode ser alcançada quando se permite a multiplicação dos microrganismos no alimento.

Sem título

Para que os microrganismos se multipliquem eles precisam encontrar certas condições favoráveis, como:

Água:  quanto mais água livre um alimento tiver, maior a multiplicação dos microrganismos. Carne bovina, suína, aves, pescados, leite e queijos são alimentos ricos em água.

Alimentos secos como pão, bolacha, cereais matinais e doces com alta concentração de açúcar, duram mais que outros porque têm menor quantidade de água.

Nutrientes: os microrganismos necessitam de nutrientes como proteínas e carboidratos.

Ar: Os microrganismos, diferentemente de outros seres vivos, podem ou não precisam de ar para se multiplicar.

Safe-Food

 

Acidez: a maioria dos microrganismos não se multiplica quando o alimento é muito ácido. A indústria de alimentos utiliza tecnologia para acidificar os produtos. Os alimentos poucos ácidos como palmito, milho, manga, melão, melancia, mamão, queijos, carnes, pescados, entre outros, favorecem a multiplicação.

Tempo: Os microrganismos precisam de tempo suficiente para se multiplicar. As bactérias, por exemplo, podem se multiplicar de 20 em 20 minutos. Em pouco tempo o alimentos pode apresentar a quantidade de bactérias que atinja a dose infectante capaz de causar uma doença. Portanto, é preciso estar atento ao tempo de preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos.

Temperatura: Temperaturas entre 5ºC e 60ºC favorecem a multiplicação de microrganismos. Temperaturas muito altas ou muito baixas dificultam a multiplicação dos mesmos.

Portanto, os alimentos quentes devem ser mantidos bem quentes e os frios bem frios.

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Segurança Alimentar and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s