Como organizar sua geladeira!

Sempre ocorre a dúvida, como organizar a minha geladeira! Tanto nos restaurantes em que fazemos assessoria como em casa, a dúvida sempre aparece. No nosso post de hoje vamos falar um pouco sobre essa organização.  Vale salientar que em casa não existe a necessidade, mas nos restaurantes a identificação dos produtos é fundamental, sempre com a data de fabricação, validade ou data de abertura. Ahhh…e lembre-se, como já foi falado em outro post do blog, alimentos congelados podem ficar 60 dias no freezer.

refrigerador-em-curva-logo-sesiConhecendo a geladeira…

Zona gelada: Prateleiras logo depois do congelador: Alimentos pré-cozidos gelados, carnes cozida, queijos suaves, saladas preparadas, pratos preparados em casa e sobras;

Zona fria: Prateleira do meio ou mais abaixo: Leite, iogurte, sucos de frutas, queijos duros, ovos, manteiga, margarina, pastas salgadas p/ pão, gorduras para cozinhar;

Gavetas para vegetais: Vegetais e frutas apropriados para armazenagem a baixas temperaturas, e vegetais, como alface sem lavar, tomates inteiros, rabanete, pepino e aipo;

Porta da geladeira e compartimentos: Leite, bebidas leves, sucos de frutas, garrafas abertas e potes de molho, geleia, ovos e molhos para salada.

Certifique-se que as portas da geladeira ou freezer ou as do compartimento do freezer estão bem vedadas, fechando-as com um pedaço de papel. Se conseguir puxar o papel, troque a vedação.

O armazenamento…

Latas de refrigerante devem ser lavadas assim como outros enlatados ao serem abertos para consumo;

Armazene corretamente os ovos com o lado pontudo para baixo, para centralizar a gema e mantê-los frescos. Guardá-los na caixa na zona fria da geladeira (evite armazenar na porta da geladeira, coloque-os em uma vasilha plástica);

Se adquirir carne em peça, limpar, separar os cortes conforme cardápio e depois armazenar, na geladeira ou freezer;

Lave os vegetais em água corrente, e deixe de molho em água em água sanitária na proporção de 1 colher por litro; após seque bem as folhas e conserve na geladeira em um saco plástico. Se tiver uma centrífuga de secagem de verduras melhor ainda, as folhas ficaram bem sequinhas e a durabilidade será maior.

Organização…

Nas primeiras prateleiras deixe os alimentos que não necessitam de menos conservação ou ainda os produtos do café da manhã.

As restantes podem ser reservadas para guloseimas ou ainda as sobras de alimentos.

Nas gavetas apenas ficam frutas e verduras. Lembrando que devem ser lavadas antes de guardá-las. E as verduras sempre em saquinhos transparentes comuns.

Sempre coloque na frente os produtos que mais usa no dia-a-dia.

Ovos: não deixe mais de uma semana.

Economia…

Use recipientes retangulares, quadrados e com tampas. Assim podem ser colocados uns em cima dos outros ocupando menos espaço.

Atenção à borracha da geladeira e a porta aberta. O aparelho é responsável por cerca de 30% do consumo em uma residência.

O excesso de gelo no congelador faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal.

A temperatura de refrigeração correta para garantir a segurança dos alimentos deve ser de 4 ºC ou menos e de congelamento, -18 ºC ou menos.

Erros…

Não deixe latas abertas na geladeira. O correto é sempre separar os alimentos em recipientes bem fechados, ou ainda colocar as sobras em recipiente plástico, como dito anteriormente com tampa.

Nunca guarde alimentos dentro da panela na geladeira ou freezer.

Não guarde catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta – principalmente em modelos antigos – é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos.

Foto: SESI

About chefnutri

A ChefNutri é uma empresa de assessoria e consultoria nutricional, que atende restaurantes, confeitarias, parques, industrias alimentícias, food trucks e food parks. O que podemos fazer por você e sua empresa: Auditoria Higiênico-Sanitária Manual de Boas Práticas e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) Treinamento de Manipuladores Responsabilidade técnica (Vigilância Sanitária e CRN) Qualificação de fornecedores s Auxilio na Documentação Sanitária Acompanhamento e responsabilidade técnica em eventos e feiras Rotulagem Nutricional Fichas Técnicas Elaboração de Cardápios para escolas Determinação de ShelfLife de produtos alimentícios Para conhecer ainda mais nossos serviços: http://www.chefnutri.com.br Rua dos Pinheiros, 1076 conj 51 Fone: 11 3733-4300
This entry was posted in Segurança Alimentar and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s