Categorização dos Serviços de Alimentação

pesquisa-alimentacao-fora-do-larO Brasil entrou definitivamente na agenda dos eventos de massa mundiais, com a realização da Copa das Confederações Brasil 2013, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Sediar eventos de massa traz inúmeros desafios, mas é uma das maiores oportunidades que um país tem para organizar a casa e, esperando receber visitas, apresentar ao mundo seu povo e sua história, sua cultura, suas belezas naturais, conquistas e lutas sociais que poderão ser demonstradas para centenas de milhares de pessoas que se deslocarem ao país ou que acompanharem o evento pelos meios de comunicação.

Ao mesmo tempo, a preparação para a realização de eventos de massa pode induzir o desenvolvimento econômico e social, seja por meio da geração de empregos e renda, seja abrindo portas para iniciativas de qualificação profissional e de melhorias na prestação de serviços públicos e privados. É também um momento em que as cidades podem aproveitar para se revitalizarem e se modernizarem nas áreas da gestão pública, infraestrutura e urbanismo.

Para o setor saúde, os eventos de massa também representam um desafio que exige muito planejamento e convergência de esforços do setor público e privado. Diversos são os segmentos essenciais ao sucesso de um grande evento e que devem fazer parte dos planos de preparação dos países. A estruturação de ações voltadas ao controle dos riscos associados à saúde da população, que tendem a aumentar substancialmente em eventos dessa magnitude, é elemento incondicional desse planejamento.

Por suas características, particularmente a aglomeração de pessoas com diversos históricos sanitários e o potencial de estressar a capacidade instalada nas cidades envolvidas, os eventos de massa internacionais constituem um risco potencial para a saúde pública. Além disso, o volume e o trânsito de pessoas por conta destes eventos também permitem o surgimento de riscos e agravos incomuns ou desconhecidos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Por outro lado, são excelentes momentos para aprimorar a capacidade de resposta do país, nos campos de atuação da saúde pública, particularmente no escopo de atuação da vigilância sanitária.

O sucesso do evento é diretamente condicionado pela capacidade de planejamento e execução dos planos de ação e, muito além dessa perspectiva, essa capacidade determina a extensão do legado construído pelos países que sediam esses eventos.

Com vistas a enfrentar estes desafios, a Anvisa criou o Grupo de Trabalho sobre Eventos de Massa para definir diretrizes sobre a estruturação das ações pré, durante e pós-eventos de massa e promover o aperfeiçoamento das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Áreas relacionadas da Anvisa:

– Área de alimentos 

– Área de portos, aeroportos e fronteiras

Mais informações:

– Resolução nº 2012/2013 do Conselho Federal de Medicina (dispõe sobre a organização médica em eventos)

– Portaria Conjunta nº 1139 de 10 de junho de 2013 (define as responsabilidades no SUS)

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in ANVISA, Copa no Brasil, Segurança Alimentar and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s