Alimentação Vegetariana

Por Fabiana Borrego

Viver com Saúde Integral… Adotar novos hábitos alimentares e de vida, atrever-se sadiamente, experimentar novos sabores e observar a magia que os alimentos são capazes de promover no equilíbrio do nosso ser, através, apenas, dos quatros princípios básicos da Alimentação: Qualidade, Quantidade, Harmonia e Adequação.
A alimentação vegetariana, quando bem orientada por um nutricionista, pode trazer vários benefícios à saúde, desde que seus adeptos estejam conscientes e sigam princípios fundamentados na Ciência da Nutrição para realizar escolhas e combinações de alimentos.A dieta vegetariana exclui a maioria ou todas as partes de animais e produtos derivados destes. A maior parte das dietas vegetarianas atuais incluem um pouco de mel, assim como leite e laticínios, e algumas incluem ovos.

Tipos de dieta vegetariana

Os principais tipos de dieta vegetariana incluem:

Vegan (vegetarianismo restrito) – evita o consumo de todos os produtos animais incluindo ovos, leite e queijo. Os seguidores desse tipo de dieta também são conhecidos como vegans.
Ovo-lacto-vegetarianismo – Essa prática proíbe a ingestão de todas as carnes, porém permite o consumo de produtos animais como ovos e leite.
Lacto-vegetarianismo Elimina a ingestão de todas as carnes, mas permite o consumo de leite e seus derivados, como queijo, manteiga e iogurte.

Origens e Correntes

As dietas vegetarianas ou naturalistas têm origem e são orientadas conforme alguma corrente de pensamento filosófico e/ou religioso. Exemplos: Adventistas do Sétimo Dia, Macrobióticos, Vegans, etc.

Vantagens

O aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, integrais e orgânicos, ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, fibras e compostos bioativos, juntamente com o estilo de vida adotado pelos adeptos da alimentação vegetariana (abstenção do tabagismo e do álcool), têm efeitos altamente positivos na promoção da Saúde e na prevenção de inúmeras patologias crônicas. Outras características positivas nas dietas vegetarianas é o consumo reduzido de gorduras saturadas, provenientes das carnes e o baixo consumo de açúcares.
Sendo assim as dietas vegetarianas aliadas a hábitos de vida saudáveis, mostram-se altamente eficientes na prevenção de diversas patologias, tais como: níveis elevados de colesterol e triglicérides, constipação intestinal (intestino preso), obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, cardiopatias, etc.

Desvantagens

Apesar de todos os benefícios da alimentação vegetariana, comprovados cientificamente, se não houver um bom monitoramento no equilíbrio de nutrientes, algumas carências nutricionais severas podem ser geradas a partir de restrições excessivas a certos alimentos. Como por exemplo, deficiência de proteínas, vitaminas e minerais.
Vale ressaltar que as necessidades nutricionais de cada indivíduo variam conforme sua idade e estado fisiológico, sendo que crianças, gestantes, nutrizes (mulheres amamentando), idosos e indivíduos portadores de alguma patologia devem receber cuidados específicos em sua alimentação.

About ChefNutri: Gestão da Qualidade

Idealizada pela nutricionista e Gastrônoma Fabiana Borrego, a ChefNutri empresa de gestão da qualidade e controle higiênico sanitário, atua em serviços de alimentação desde 2012. Hoje a ChefNutri atende renomados restaurantes, bares e confeitarias do circuito gastronômico de São Paulo, Grande SP e Brasil, contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos em nutrição. Com a nossa experiência em diferentes segmentos gastronômicos podemos trazer soluções práticas e eficientes para sua empresa. http://www.chefnutri.com.br Rua Artur de Azevedo, 1857 conjunto 14 Pinheiros São Paulo SP Brasil Fone: 11 3733.4300 | 11 99616.3603
This entry was posted in Alimentação Saudável and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Alimentação Vegetariana

  1. denise cattoi says:

    Que ótimo tu ter abordadO esse assunto!! parabéns!!
    minha opinião:
    QUALQUER ALIMENTAÇÃO SEM CONTROLE (!!!) NO EQUILÍBRIO DE NUTRIENTES CAUSA CARÊNCIA. TEM MUITO COMEDOR DE CARNE POR AÍ QUE TEM MAIS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE QUALQUER CRIATURA VEGETARIANA DO PLANETA!
    ANTES DE ADOTAR OU ELIMINAR QUALQUER POSSIBILIDADE DE ALIMENTAÇÃO (OU QUALQUER OUTRA ESCOLHA NA VIDA, NÉ?…!) DEVEMOS NOS INFORMAR.

Leave a comment